FELICIANA
Trabalho de construção de conceito de marca e identidade visual completa realizado para a padaria boutique Feliciana, Pães e Outras Histórias, localizada no Mercado Municipal de Pinheiro em São Paulo focada na produção de pães artesanais de fermentação natural e alimentação saudável composta por ingredientes orgânicos e confeitaria.
A partir do método criativo próprio e exclusivo da Serrana Produções, foi desenvolvido o Conceito de Marca composto por missão, visão, valores, propósito de marca, persona e tom de voz, identidade visual completa, estampa exclusiva da marca para aplicação em aventais e outros materiais como embalagens e até mesmo layouts diversos, toda a mídia impressa, cardápios e cartões, assim como a mídia digital; layouts para redes sociais e cardápio digital.
Também foram realizadas diárias de filmagem da colheita artesanal do mel vendido no Feliciana e do processo de preparação de alguns doces. Para ver os resultados é só clicar aqui.
CONCEITO
Proporcionar um espaço amigável e aconchegante onde as pessoas possam
ter momentos compartilhados ao redor de deliciosas receitas.
Reduzir o impacto na natureza, valorizar
nossa cultura
e as relações
entre os amigos.
VALORES
- Sustentabilidade
- Atenção aos clientes
- Qualidade
TOM DE VOZ
- Amigável
- Humano
- Carinhoso
O principal objetivo era desenvolver uma marca elegante porém moderna que reforçasse ao mesmo tempo os ideais da cliente, sendo assim então amigável e causando proximidade com o público.
O degrade trabalhado no ramo ornamental da logo marca possui uma base de cor bordô e vai se transformando no amarelo mostarda, as duas cores principais da marca, remetendo a um pôr do Sol.
Todos os elementos do logo foram pensados para também transmitir uma mensagem. Neste caso, são elementos que juntos compõem o todo e que podem também serem vistos separadamente.
"F": foi o elemento que a cliente quis que estivesse representado de alguma forma nos arabescos, por ser a letra inicial do nome da padaria. Foi posicionado na base para representar a sustentação de toda a identidade, trazendo força e felicidade.
Ramos de trigo: pela produção de pães ser o foco principal do estabelecimento, o trigo veio para causar pronta identificação do público com o nicho de atuação do Feliciana. Como detalhe principal, a última folha de trigo completa o pingo do último "I" do nome, dando unanimidade e completude para a figura.
O pão: carro chefe do estabelecimento, também está representado no logo proveniente dos ramos de trigo que abraçam o nome.
Logo com ramos em Amarelo Mostarda
Logo com ramos em Preto Chumbo
As versões Ícone foram desenvolvidas com o objetivo de adaptar o ramo principal da marca para ser utilizado separadamente em diversos tipos de aplicações como em carimbos, adesivos e detalhes em camisetas, causando assim uma fixação da marca.
TIPOGRAFIA
A tipografia escolhida para o nome Feliciana foi a Mrs. Saint Delafield.
Com estilo tipográfico manuscrito, conversa com o estilo artístico dos arabescos, o Art Nouveau e transmite a elegância e requinte.
Esta, deve ser usada principalmente para títulos, nunca em textos corridos.
Para a descrição, a fonte escolhida foi a Comfortaa Family, uma tipografia mais simples e sem serifa, trazendo o toque de modernidade que estava faltando para contrastar com a robustez da primeira tipografia, mas ainda a deixando em destaque.
Esta fonte contém todas as variações da família, de regular à bold, sendo assim perfeita para usar em todos os pontos de contato.
PALETA DE CORES
A paleta de cores da marca foi pensada para ser versátil e alegre, quente e elegante, sempre pautada em estudo da psicologia das cores.
Cores Primárias: composta pelo bordô, cor desejada pela cliente, trazendo requinte, elegância, feminilidade e qualidade e pelo amarelo mostarda reforçando o clima amigável que se deseja proporcionar no ambiente do café sendo uma cor psicologicamente ligada a alegria e a criatividade, remetendo ao trigo e ao pão e trazendo também luminosidade para a paleta de cores geral.
Por fim, o preto chumbo para trazer o profissionalismo e a segurança que se deseja passar para os clientes com relação não só ao serviço prestado, mas em poder levar uma conversa amigável. A escolha do preto um pouco acinzentado foi com o intuito de suavizar sua presença, trazendo apenas o necessário.
Cores Secundárias: para as cores secundárias, o objetivo foi ressaltar a preocupação do estabelecimento com seus impactos na natureza que são refletidos em diversas ações.
Começando pelo verde musgo que trás frescor, equilíbrio, harmonia e consciência ambiental, é na roda cromática a cor complementar ao bordô e análoga ao amarelo mostarda, sendo assim gera com a interação entre estas, um contraponto agradável e inusitado aos olhos.
A última cor secundária desenvolvida foi o vermelho terra, equilibrando a vida do verde e remetendo ao elemento em questão e também aos detalhes e decoração em madeira do estabelecimento, trazendo calor e aconchego.
ESTAMPA
Estampa feminina
Estampa masculina
Depois de desenvolvida a marca e suas variações e aplicações, foi criada uma estampa em estilo rapport para utilização em uniformes femininos e masculino, acessórios e embalagens.
Usando as cores da paleta da marca e os mesmos elementos do logo com o objetivo de reforçar ainda mais a identidade visual garantindo a pronta identificação da mesma por parte do público.
A estampa foi desenvolvida para manter o tom elegante porém transmitir vivacidade.
Simulação de aplicação da estampa em avental feminino
Simulação de aplicação da estampa em avental masculino
Para todos os pontos de contato, seja impresso ou digital, foram desenvolvidos ícones exclusivos para facilitar a comunicação e transmitir algumas das propostas de valor do estabelecimento.